FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


Por que tratar?
A terapia celular é uma tecnologia personalizada de tratamento de doenças que possui resultados extremamente eficazes quando utilizada sozinha ou em associação com os métodos tradicionais.

Por que armazenar?
As células-tronco nos acompanham desde nossa concepção e isso acontece da mesma forma com os animais. Conforme envelhecemos, nossas células-tronco vão perdendo a capacidade de se dividir e vão perdendo o poder de se transformarem em outros tecidos. Por isso dizemos que as células embrionárias têm maior capacidade de se transformarem em outros tecidos que as células adultas.Quando você toma a decisão de investir no armazenamento das células do seu animal ainda filhote ou na fase de adulto jovem, você está promovendo um futuro mais seguro e com maior qualidade de vida para o seu animal.

Qual a chance do meu animal precisar deste tratamento?
Existem inúmeras doenças tratáveis com células-tronco, se fizéssemos um resumo, as chances de um cachorro ou um gato precisar deste tipo de tratamento durante a sua vida é de até 70% dependendo da espécie e raça. Em cavalos atletas, o índice de doenças tratáveis por células-tronco pode chegar a 100%.

Existem riscos para o meu animal no tratamento?
A aplicação de células-tronco é um procedimento simples e seguro. Não existem relatos de reações adversas à terapia celular autóloga (células próprias). O animal passa por uma junta médica e exames aboratoriais para se iniciar a terapia. Os riscos são inerentes aos tratamentos de cada doença.

Existe garantia de que o tratamento vai funcionar?
As células-tronco são extremamente eficazes na maioria dos tratamentos. O resultado obtido depende de um conjunto de fatores que deve ser levado em conta, como por exemplo, o estado do animal, o tempo e a gravidade da patologia e a qualidade das células produzidas in vitro.

Por que não posso esperar a doença aparecer para armazenar as células-tronco do meu animal?
Pode sim, mas quanto mais jovem a célula, maior sua qualidade e maior sucesso no tratamento. Toda célula a partir do nascimento está em uma contagem regressiva para a morte celular (apoptose). Com o passar do tempo, as células do seu animal envelhecem e diminuem a capacidade delas de transformarem-se em outros tecidos. O banco homólogo de células-tronco é o investimento com o melhor custo-benefício para a saúde e longevidade do seu animal.

Posso utilizar células-tronco de outros animais? É seguro?
É sempre preferível tratar seu animal com suas próprias células (tratamento autólogo) por ser mais eficaz. O tratamento heterólogo (com células de outro animal) é recomendado em situações nas quais o animal não teve tempo suficiente para fazer a retirada do tecido ou quando a qualidade de suas células já esteja comprometida pela idade avançada ou pelo avanço da doença. Assim como o sistema imunológico humano baseia-se no DNA para rejeitar qualquer célula ou corpo estranho no nosso corpo, as células-tronco de outro animal também serão atacadas pelo sistema imunológico do animal receptor. O procedimento de tratamento com células-tronco de outro animal (heterólogo) é seguro, mas não tem a mesma eficácia do tratamento com as células-tronco do seu próprio animal (autólogas).

Como posso saber se meu animal pode fazer a terapia celular?
O procedimento é muito simples, seu animal deverá passar por uma consulta com seu veterinário que irá direcionar o tratamento. A PetMep oferece todo o suporte técnico-científico em terapia celular para seu veterinário.

Quem é o profissional indicado para tratar meu animal?
O médico veterinário especializado em terapia celular. Caso seu veterinário não especializado em aplicação de células-tronco, ele pode contar com todo o suporte da nossa equipe médica e técnica.

Onde encontrar esse profissional para realizar o tratamento?
Existem clínicas especializadas nesse tipo de tratamento. Caso seja necessário, nossa equipe possui uma rede de clínicas e veterinários que seguem nossos padrões de excelência.


VOLTAR PARA O TOPO